Fernando de Noronha

06/07/13

Artesões de Noronha mostram a “arte de reciclar” na Fenearte



O espaço de Noronha na Fenearte (Foto: Ana Clara Marinho)
Fernando de Noronha está presente na 14ª edição da Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato). O evento, que é um dos mais  importantes do artesanato na América Latina, começou nesta quinta (04), no Centro de Convenções de Olinda. A ilha tem um stand onde seis artistas noronhenses atendem o público. O espaço ainda conta com materiais de outros seis artesões que não puderam estar presentes, mas enviaram as peça.
Golfinhos e peixes estão nas peças (Foto: Ana Clara Marinho)
São cerca de 500 produtos, como luminárias, bolsas, xilogravuras, chaveiros, móbiles e esculturas. Os preços variaram de 20 a 250 reais e a expectativa é de boas vendas. “Esperamos vender cerca de 80% do artesanato, um movimento similar ao ano passado”, afirmou Magda Silva, presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Noronha.
Magda faz arte a partir da reciclagem (Foto: Ana Clara Marinho)
A reciclagem está em praticamente todas as peças. Magda Silva produziu chapéus com fitas que foram utilizadas nas impressoras que confeccionam as carteiras de moradores da ilha. Ela também fez bolsas com as mantas que foram utilizadas no dessanilizador marinho. O artesanato criado a partir da reciclagem está sendo aprovado. “Gostei muito, principalmente por saber que é fruto da reciclagem, é importante colocar em prática a sustentabilidade”, avaliou a taróloga Gorethi Moura, que visitou o stand.
Gorethi aprovou o material (Foto: Ana Clara Marinho)
A aposentada Terezinha Bandeira também esteve no espaço insular no continente. “Eu já estive na ilha e me chamou atenção o fato de Fernando de Noronha estar na feira, gostei muito”, afirmou. Para a artista Ida Korroy esta é uma oportunidade de quebrar o isolamento geográfico. “Além de divulgar nosso trabalho, na feira entramos em contato com outros artistas, trocamos ideias, é sempre muito positivo”, avaliou Ida.
Ida trouxe esculturas (Foto: Ana Clara Marinho)
O artista de ilha, Fábio Torres,  está fazendo sucesso “além mar”. Ele foi convidado para expor os produtos no stand do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Fábio também está utilizando materiais produzidos a partir da reciclagem. Ao todo trouxe para Fenearte cerca de 100 peças, 60 estão sendo comercializadas na área do Sebrae e o restante no stand de Noronha. “Eu recebi o convite achei importante, estou fazendo peças exclusivas para o Sebrae”, contou o artista que não tem parado , vende, circula e conversa muito com os clientes, explicando como é atividade em Fernando de Noronha . A feira segue até o dia 14 de julho.
Fábio Torres está fazendo sucesso (Foto: Ana Clara Marinho)

FONTE:  VIVER NORONHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário